Tocador GJN

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Traje com Modestia da Mulher Cristã - (Parte 1)

Conforme II Timóteo 2.9, 10 o Ap Paulo escreve:

"Quero do mesmo modo que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras".

Aqui o apostolo determina que as mulheres que servem a Deus, devem expor-se com TRAJES MODESTOS e como mais à frente ele também o faz “não com vestuário custoso”. Trajar-se com modéstia, pelo contexto que o Ap Paulo usa, engloba o que ele põe a seguir quando inclui uma lista de adereços que ele determina que as mulheres que servem a Deus não usem: tranças (penteados stylosos), ouro, pérolas e os vestidos caros!


Os penteados stylosos torna o véu das irmãs supérfluo e descartável. Principalmente hoje, como um véu poderá competir com os penteados stylosos, se o véu cobre-os? Creio que a idéia do Representante de Cristo - o Ap Paulo - era a simplicidade das mulheres de Deus. Simples e honestas; não hipócritas e estrelares. A estrela que deve brilhar nas igrejas é a Estrela da Manhã - Cristo Jesus!!!

Deixar o penteado trançado ou styloso visava não ofender a ordenança do véu. O Véu cobre o cabelo da mulher; o véu cobre sua glória - isto é, seu manto de cabelos - que pertence a Deus e também agora a seu marido após a ofensa no Édem. Porém, o Véu pode tomar aspectos e contornos belos e exagerados e não modestos, então pois,  se embelezar o véu com esses adereços extravagantes também ofenderá essa determinação apostólica do trajar com modéstia.

Pois bem a mulher insubmissa jamais será modesta. Todo rebelde é barulhento e jacta-se em falácias intermináveis. Geralmente polêmicos; mas nas igrejas de Deus é de absoluto não ter esse costume de conspirar contra seus editos ordenatórios. Leviatã foi implacavelmente lançado para fora do Reino de Deus no céu por seu caráter revoltista; e pressurosamente trabalha para o Reino de Deus perder territórios e adeptos; deve se vã gloriar quando as ordenanças de Jeová são ignoradas, abandonadas.

As igrejas bem ordenadas mantém as ordenanças de Deus a cumprir a risca. Pois Jeová expediu suas ordenanças para que as cumpríssemos à risca, e não para ser desprezadas (vf Salmo 119.4). Estamos falando das igrejas de Deus e não da Casa da Dinha. Tudo nelas devem ser feito com ordem e decência.

Mas como as mulheres são seduzidas com vestidos magníficos! Principalmente aqueles brilhantes, caros e esplêndidos. Para muitas mulheres uma grande glória, um vestido magnífico e único que, não outras mais tenham ou use. Mas as mulheres de Deus devem ser humildes nesse ponto; simples, não extravagantes nem  espalhafatosas. Não é a elas que os pecadores devam admirar; não são elas que devem ser o foco da atenção. Nem elas a si próprias envaidecendo-se diante de si [à frente do espelho], da igreja e de Deus. O carisma deve ser outro; não o dela, mas o de Cristo.

Herodes discursou e vestiu-se com um vestido real magnífico e os bajuladores o exaltavam com palavras "parece voz de um deus"; e ele se tufou e boçalizou-se então Deus o feriu por um anjo a ser comido pelos vermes (cf At 12.23). O vestido ou o traje ou o vestido das irmãs que servem a Deus, não é o vestido que servem a si mesmas; que gloriam a si mesmas, mas a Deus. Vestidos não extravagantes, mas que seja como a atitude de João o Batista: "É necessário que ele [Cristo] cresça e eu diminua" (cf João 3.30).

Não é vestido mulambeiro, pois aí fere a próxima característica. Mas aqui não é a atitude do coração da irmã que quer servir a Deus que está em voga; mas o seu trajar como serva do Senhor. É um sofisma liberal utilizar o interior, mas descarar a desobediência. Também nem o pão-durismo dos esposos que não é aqui valorizado. Nem o ciúme doentio e o machismo que também não valorizamos; nem o machismo nem o feminismo são de Deus. Aqui é a vontade de Deus que deve está acima de tudo e de qualquer conceito para aqueles e aquelas que querem servir a Ele. Como querem servi-Lo se não fazem o que Ele manda?!

Autor: CDF, Lins – Manaus-AM
©2015 – Missão Batista do Caminho do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário